1) (Ufpe) "Já se afirmou ser a Pré-História uma
continuação da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica
e o progresso da cultura".
Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é
incorreta?
a) Várias ciências auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Química.
b) A Pré-História pode ser dividida em Paleolítico e
Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de
grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e
zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico
diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da
pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os
Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de
Neanderthal.
2) (FUVEST 2011) A passagem do modo de vida caçador-coletor
para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi
causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é
correto afirmar que:
a) no início da domesticação, a espécie humana descobriu
como induzir mutações nas plantas para obter sementes com características
desejáveis.
b) a produção de excedentes agrícolas permitiu a paulatina
regressão do trabalho, ou seja, a diminuição das intervenções humanas no meio
natural com fins produtivos.
c) a grande concentração de plantas cultivadas em um único
lugar aumentou a quantidade de alimentos, o que prejudicou o processo de
sedentarização das populações.
d) no processo de domesticação, sementes com características
desejáveis pelos seres humanos foram escolhidas para serem plantadas, num
processo de seleção artificial.
e) a chamada Revolução Neolítica permitiu o desenvolvimento
da agricultura e do pastoreio, garantindo a eliminação progressiva de relações
sociais escravistas.
3) (Fuvest) Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso
intensivo pelo homem - pode-se afirmar que:
a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.
b) ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se
difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, à partir desta para a América.
c) como tantas outras invenções teve origem na China, donde
se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito
e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).
e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de
animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior
progresso material do homem.
4) (FUVEST 2012) Há cerca de 2000 anos, os sítios
superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por
conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao
mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no
Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas
estruturas de habitações.
André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história
do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 49. Adaptado.
O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da
cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso
se deve ao fato de que a agricultura
a) favoreceu a ampliação das trocas comerciais com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram aos povos guarani.
b) possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem
sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação
de recipientes para guardá-los.
c) proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que
conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e
ossos na elaboração de armas e ferramentas.
d) difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de
Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais
a desenvolver o cultivo de alimentos.
e) era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam
nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influências
culturais de povos residentes fora da América.
5) FGV-SP)
A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre
10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a
humanidade. Entre essas, poderíamos citar:
a) o aparecimento da linguagem falada;
b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o
aparecimento da agricultura e do pastoreio;
c) o aparecimento da magia e da arte;
d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a
Europa Central e Ocidental;
e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a
agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.
A
pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus
durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
7) (Ufpel 2006)
Texto 1
"Em todo o mundo, a leste e a oeste, as populações
começaram a trocar a dependência às hordas de grandes animais "muitas das
quais em rápido declínio" pela exploração de animais menores e de plantas.
[...] Onde as condições fossem particularmente adequadas [...], as peças do
quebra-cabeça da domesticação se acomodaram e os coletores transformaram-se em
agricultores." CROSBY, Alfred W. "Imperialismo ecológico".
São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Texto 2
"Os historiadores acostumaram-se a separar a coleta
e a agricultura como se fossem duas etapas da evolução humana bastante
diferentes e a supor que a passagem de uma à outra tivesse sido uma mudança
repentina e revolucionária. Hoje, contudo, admite-se que essa transição
aconteceu de maneira gradual e combinada. Da etapa em que o homem era
inteiramente um caçador-coletor passou-se para outra em que começava a executar
atividades de cultivo de plantas silvestres [...] e de manipulação dos animais
[...]. Mas tudo isso era feito como uma atividade complementar da coleta e da
caça."
In: VICENTINO, Cláudio. História para o ensino médio:
história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005.
Os textos analisam
a) o final do Período Neolítico e se posicionam de forma convergente quanto ao papel revolucionário desempenhado pela agricultura e pela domesticação dos animais.
b) o início do Período Neolítico e divergem entre si a
respeito da existência da Revolução Neolítica, pois enquanto um indica uma
transformação radical, o outro destaca a simultaneidade da caça, coleta e
agricultura.
c) o início do Paleolítico Inferior e são contraditórios
entre si, no que se relaciona aos efeitos da agricultura, dentre eles a
sedentarização humana.
d) o final do Paleolítico Superior, no momento em que
ocorreu a Revolução Agrícola, ambos afirmando que a caça e a coleta foram
suprimidas pela agricultura.
e) a Transição Mesolítica, e concordam que, com o cultivo
das plantas e a criação de animais, ocorreu a suspensão das atividades de caça
e coleta, provocando a Revolução Neolítica.
8) (ENEM 1998) O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.
Após observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram várias opiniões, a saber:
I- os macacos antropóides (orangotango, gorila e
chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem.
II- alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropóides.
III- na história evolutiva, os homens e os macacos antropóides tiveram um ancestral comum.
IV- não existe relação de parentesco genético entre macacos antropóides e homens.
II- alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropóides.
III- na história evolutiva, os homens e os macacos antropóides tiveram um ancestral comum.
IV- não existe relação de parentesco genético entre macacos antropóides e homens.
Analisando a árvore filogenética, você pode concluir que:
a) todas as afirmativas estão corretas.
b) apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d) apenas a afirmativa II está correta.
e) apenas a afirmativa IV está correta.
9) (ENEM) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 x10*9 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!
O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de:
(A) 365 anos
(B) 460 anos
(C) 900 anos
(D) 10 000 anos
(E) 460 000 anos
(B) 460 anos
(C) 900 anos
(D) 10 000 anos
(E) 460 000 anos
Gabarito
1) E
2) D
3) D
4) B
5) B
6) C
7) B
8) B
9) D
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