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Blog do Professor Leonardo de David

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Questões sobre a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945)

1) (Fatec) A ocupação da Polônia marca o início da Segunda Guerra Mundial. A tentativa de manter a paz a qualquer custo, como foi feito em Munique, se revelou impossível. Hitler não se dava por satisfeito com a reconquista do "espaço vital", queria mais e mais. Sobre a Segunda Guerra, é correto afirmar:

a) A Itália, aliada da Alemanha desde a assinatura do Pacto de Aço, declarou guerra à Inglaterra e à França em junho de 1940. Em setembro do mesmo ano, a Itália atacou o Egito e a Turquia.

b) Em 1941, tropas alemãs invadiram o território soviético e dominaram definitivamente Leningrado e Moscou.

c) A partir dos sucessos na frente ocidental, da invasão e conquista da Bélgica, Holanda e França e do recuo inglês para o outro lado do canal, Hitler voltou sua atenção para a Polônia.

d) O sucesso definitivo alemão deveu-se à sua tática militar, conhecida como "guerra relâmpago"; essa consistia no uso de forças motorizadas, tanques e aviação, conjugados e combinados entre si, em uma ação defensiva.

e) A partir da declaração de guerra, feita por Inglaterra e França contra a Alemanha, outros países foram entrando no conflito, de ambos os lados. A cada novo beligerante, a relação de forças se alterava, e a guerra entrava em uma nova fase. Inicialmente uma guerra européia, estendeu-se paulatinamente à Ásia e a África.

2) (Fei) Não pode ser considerado um fator que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial:

a) A ascensão de regimes totalitários na Itália e na Alemanha nos anos 20 e 30.

b) Os efeitos da crise de 29 na economia européia.

c) As cláusulas punitivas do Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial.

d) A vitória dos republicanos na Guerra Civil Espanhola barrando o avanço do fascismo na Espanha.

e) A união entre a Áustria e a Alemanha empreendida por Hitler.

3) (Fuvest) O Plano Marshall, aplicado pelo governo norte-americano após a Segunda Guerra Mundial, visava à:

a) ratificação do Tratado do Atlântico Norte.

b) preservação da paz mundial com a formação da Organização das Nações Unidas (ONU).

c) concessão de apoio político e econômico aos países do Terceiro Mundo.

d) recuperação econômica da Europa para neutralizar o expansionismo soviético.

e) formulação de princípios que impediam a intervenção dos EUA nas questões internacionais.

4) (Fuvest-gv) "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).
A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos:

a) crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.
b) desenvolvimento do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente.

c) os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena.

d) oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.

e) a divisão da Alemanha que levou a uma política agressiva de expansão marítima.

5) Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que

a) demonstram a instabilidade política do Pacífico e do sudeste asiático, antes dominados principalmente pela França e pela Inglaterra, e alvo, durante a Guerra, de interesses norte-americanos e japoneses.

b) ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviéticos, que tentavam estabelecer na região a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista.

c) desembocam na explosão das bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki, responsáveis pela vitória final dos países Aliados sobre os países do Eixo e pela rendição incondicional de Alemanha e Japão.

d) iniciam uma seqüência de combates aéreos e navais, dos quais participaram ativamente todos os países envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itália, empenhadas em defender as posições japonesas.

e) abrem espaço para a proliferação do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revoluções populares, o controle de Estados como o Paquistão, a Índia ou as Filipinas.

6) (UFPED) Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:

1. Blitzkrieg                            
2. Kamikaze                          
3. Os países da Aliança     
4. As nações do Eixo        
5. Nagasaki  
                     
(     ) Guerra relâmpago.
(     ) Cidade arrasada pela bomba atômica.
(     ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.
(     ) Inglaterra, França, União Soviética e Estados Unidos.
(     ) Japão, Itália e Alemanha.

a) 2, 3, 5, 4 e 1             
b) 1, 2, 5, 4 e 3           
c) 1, 5, 2, 4 e 3           
d) 1, 5, 2, 3 e 4            
e) 4, 5, 2, 3 e 1

7) Nos anos de 1942 e 1943 as batalhas de Midway, no Pacífico, El Alamein, na África, e Stalingrado, na Eurásia, significaram a:

a) confirmação da supremacia do Eixo.

b) reversão da II Guerra Mundial com a ofensiva passando para os aliados.

c) ruptura entre os EUA e a URSS, dando origem à Guerra Fria.

d) conquista da Polônia e da Hungria pelos nazistas.

e) ascensão do poderio militar soviético.

8) (FACID) O direito ao solo e à terra pode tornar-se um dever quando um grande povo parece destinado à ruína por falta de extensão territorial. Especialmente quando não se trata de qualquer populaçãozinha negra, mas da Alemanha, mãe da vida, mãe de toda civilização atual. A Alemanha tem todas as oportunidades de arrebatar a Ucrânia à Rússia soviética porque o comunismo é dirigido pelos judeus: ora, a longo prazo, o judeu não saberia conservar o Estado potente; ele não é um elemento organizado, não passa de um fermento em decomposição. O fim do domínio dos judeus sobre a Rússia será também o fim da Rússia como Estado.” (HITLER, Adolf. Mein Kampf: Minha Luta. 1925). A ascensão dos nazistas ao poder na Alemanha, fruto de uma conjuntura favorável ao fortalecimento dos regimes ditatoriais na Europa, resultou no totalitarismo de Adolf Hitler. Dentre os aspectos do Nazismo Alemão citados a seguir, assinale aquele que NÃO ESTÁ CORRETO historicamente.

a) O anti-semitismo se consubstanciava na inferioridade e perseguição aos judeus e à defesa da raça ariana.

b) A suástica, espécie de cruz com os braços voltados para a direita, foi adotada como símbolo do nazismo.

c) O ódio dos nazistas aos negros, judeus, imigrantes e homossexuais, servia como válvula de escape aos problemas alemães.

d) O anti-comunismo provocou a aproximação dos nazistas com os Estados liberais europeus, numa forte aliança contra os soviéticos.

e) A teoria do “espaço vital” difundia entre os alemães a necessidade de novos territórios para o desenvolvimento da raça ariana.

9) (Utfpr) Em 1935, a Alemanha havia reiniciado a produção de armamentos e restabelecido o serviço militar obrigatório, contrariando o Tratado de Versalhes. Em 1938, anexou a Áustria; logo em seguida incorporou a região dos Sudetos, que abrigava minorias alemãs, na Tchecoslováquia, e assinou um acordo de não-agressão e neutralidade com a União Soviética. Estava plantada a semente da Segunda Guerra Mundial, que eclodiu em 1º de setembro de 1939, com o (a):

a) participação efetiva de tropas nazistas na Guerra Civil Espanhola, por meio da invasão de Madri.

b) invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.

c) rompimento do Pacto Germânico-Soviético com a invasão do território russo por tropas nazistas.

d) saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia para invadir a Hungria.

e) tomada do “corredor polonês”, que desembocava na cidade livre de Dantzig, pelos aliados nazistas, principalmente italianos.

10) (FUVESTA) "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941). A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas, identificamos:

a) o crescente nacionalismo e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos;

b) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente;

c) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena;   

d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo;
e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.

11) (PUC-SP-2002) Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norteamericana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que

a) demonstram a instabilidade política do Pacífico e do sudeste asiático, antes dominados principalmente pela França e pela Inglaterra, e alvo, durante a Guerra, de interesses norte-americanos japoneses.

b) ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviéticos, que tentavam estabelecer na região a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista.

c) desembocam na explosão das bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki, responsáveis pela vitória final dos países Aliados sobre os países do Eixo e pela rendição incondicional de Alemanha e Japão.

d) iniciam uma seqüência de combates aéreos e navais, dos quais participaram ativamente todos os países envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itália, empenhadas em defender as posições japonesas.

e) abrem espaço para a proliferação do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revoluções populares, o controle de Estados como o Paquistão, a Índia ou as Filipinas.

12) (PUC-SP-2000) Leia atentamente: “No caso de Hiroshima, trata-se da catástrofe mais concentrada que já se abateu sobre os homens. Numa passagem de seu diário, o dr. Hachiya [que testemunhou o fato] pensa em Pompéia. Mas nem mesmo esta oferece termo de comparação. Sobre Hiroshima se abateu uma catástrofe que foi planejada e executada com a maior precisão por seres humanos. A ‘natureza’ está fora do jogo.” Canetti, Elias. A Consciência das Palavras. SP: Companhia das Letras, 1990. O texto refere-se à explosão atômica

A) com a qual os EUA conseguiram a capitulação dos japoneses, último núcleo de resistência do Eixo, ao fim do conflito mundial ocorrido entre 1939-45.

B) que funcionou como demonstração do poder militar americano, para intimidar a China que havia aderido ao bloco comunista no fim da Segunda Guerra.

C) cujo objetivo foi colocar fim ao conflito dos EUA com o Vietnã, onde os guerrilheiros locais impunham derrotas sistemáticas aos soldados americanos.

D) que resultou de acidente aéreo envolvendo caças americanos e soviéticos, quando realizavam operações conjuntas com arsenal nuclear no Oceano Pacífico.

E) resultante do bombardeio promovido pelos EUA, durante o Segundo Conflito Mundial, a Pearl Harbour, base militar japonesa onde era desenvolvida a bomba de hidrogênio.

13) (UFRNA) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que: 

a) Hitler empreendeu implacável perseguição aos judeus, o Holocausto, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;

b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941,
quando bombardearam Hiroshima e  Nagasaki;

c) Charles de Gaulle, líder da resistência francesa, foi o chefe do governo de Vichy ;

d) com o ataque alemão a base de Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;

e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.

14) (UEMTC) A Segunda Grande Guerra (1939-1945) adquiriu caráter mais abrangente tanto em relação a área do conflito quanto a participação de poderosos países a partir de dezembro de 1941, quando: 

a) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;

b) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;

c) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;

d) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;

e) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.

15) Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a): 

a) invasão da China pelo exército do Japão;

b) política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país;

c) afundamento pelos japoneses, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil;

d) ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor;

e) apoio dado pela ONU aos países latino-americanos participantes do conflito.

16) Assinale a alternativa errada no contexto da Segunda Guerra Mundial:

a) A anexação da Albânia pelas tropas fascistas italianas.

b) A invasão, pelos japoneses, de regiões chinesas de grande importância econômica.

c) A vitória alemã na batalha de Stalingrado, que consolidou a hegemonia alemã.

d) A anexação da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, pelos alemães.

e) A crise do Corredor Polonês, que culminou com a invasão da Polônia por tropas nazistas.

17) (FGV-2002) “Asa Heshel lia o jornal; campos de concentração, câmaras de tortura, prisões, execuções. Diariamente chegavam da Alemanha levas de judeus expatriados. Na Espanha, continuavam a liquidar os legalistas. Na Etiópia, os fascistas assassinavam os nativos. Na Manchúria, os japoneses matavam os chineses. Na Rússia soviética, continuavam os expurgos. A Inglaterra tentava ainda chegar a um entendimento com Hitler. Entretanto emitia um Livro Branco sobre a Palestina, proibindo a venda de terras aos judeus. Os poloneses começavam, finalmente, a perceber que Hitler era seu inimigo; a imprensa alemã fazia campanha de ódio declarado contra a Polônia. Mas no Sejm (parlamento) polonês os deputados ainda tinham tempo para discutir longamente as minúcias dos rituais judaicos para o abate do gado.” SINGER, Isaac Bashevis, A família Moskat. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1982, p. 474-475. O trecho do romance de Bashevis Singer oferece um panorama sobre a situação do mundo às vésperas da Segunda Guerra Mundial.
 A esse respeito, é correto afirmar:

A. O regime nazista desencadeou uma ampla campanha de perseguição a grupos considerados inferiores e degenerados, como judeus, comunistas, homossexuais e ciganos, reunindo-os em campos de concentração onde eram submetidos a torturas, trabalhos forçados e experiências médico-científicas, culminando na chamada “Solução Final”, ou seja, no extermínio da população aprisionada.

B. A posição da Inglaterra em negociar com Hitler devia-se ao receio da expansão comunista na Europa, mas foi alterada com o crescente processo de militarização da Alemanha e com a anexação da Aústria, em 1938.

C. O temor com relação aos comunistas era comum a quase todos os governantes capitalistas da década de 1930, mas o preconceito contra os judeus era um traço específico da cultura alemã, habilmente explorado por Hitler.

D. Os expurgos que se processavam na União Soviética dirigiam-se sobretudo contra os bolcheviques nacionalistas, críticos do acordo Ribentrop-Molotov, que estabelecia um pacto de não-agressão entre a Alemanha e a URSS. Em nome da revolução permanente e de uma renovação contínua dos quadros dirigentes, o stalinismo promoveu uma furiosa perseguição a suspeitos e opositores, lançando mão de processos e julgamentos viciados, torturas e execuções sumárias.

E. O fortalecimento de ideologias nacionalistas, militaristas e autoritárias ocorreu como uma resposta à crise da democracia após a Primeira Guerra Mundial, num contexto de expansão econômica que garantia pleno emprego, estabilidade monetária e investimentos de capitais privados.

18) (FaZU-2001) O rompimento do pacto Nazi-soviético, na Segunda Guerra Mundial, quando Hitler decidiu invadir a União Soviética, foi provocado:

a) Pela ação das tropas do General Rommel na África

b) Pela formação do bloco das Potências Aliadas

c) Pela recusa alemã em ceder a Bulgária e os Estreitos no Mar Negro

d) Pela entrada dos Estados Unidos no conflito

e) Pela agressão dos Japoneses em Pearl Harbour

19)  (Mack-2003) Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas oh! não se esqueçam Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor, sem perfume Sem rosa, sem nada (Rosa de Hiroshima — Gerson Conrad e Vinícius de Moraes) O texto se relaciona com:

a) a questão dos vazamentos de resíduos nucleares na usina de Chernobyl.

b) a poluição causada, nos oceanos e na atmosfera, por resíduos tóxicos.

c) a bomba lançada, pelos tripulantes do avião Enola Gay, na cidade de Hiroshima.

d) a Conferência Mundial da Organização das Nações Unidas Rio + 10.

e) o projeto de pesquisa, desenvolvido por cientistas japoneses, sobre o genoma humano.

20) Observe a evolução do partido nazista.  Em 1928 obtiveram 2% dos votos; em 1930 foram 15%; em 1932 foram 31%. Podemos apontar entre os motivos  que ajudaram a ascensão meteórica do Partido Nacional Socialismo (NAZI) só pode ser explicada devido principalmente:

a) A desconfiança dos alemães nas popostas do socialismo utópico para reerguer a Alemanha.

b) Ao medo dos grupos capitalistas face ao avanço do "perigo vermelho" e o aumento da luta de classes.

c) A tradição alemã em acreditar que governos fortes e autoritários são a solução final para o país erguer-se.

d) A alta qualidade dos intectuais, políticos e militares que compunham os quadros do partido nazista.

e) crença da pureza e da escolha do povo alemão eleito por Deus para governar o mundo.


Gabarito:



1=E
2=D
3=D
4=A
5=A
6=D
7=B
8=D
9=B
10=A
11=A
12=A
13=A
14=C
15=D
16=C
17=A
18=C
19=C
20=B








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