Blog

Blog do Professor Leonardo de David

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Revolução Francesa - 1789

Quadro A Liberdade Guiando o Povo de Éugene Delacroix (século XIX).

       













                                               
       Causas da Revolução Francesa:
Rei Luís XVI 
  • Alto custo da monarquia, pois o rei Luís XVI e sua corte gastavam enormes quantias para sustentar seus privilégios.
  • As Ideias iluministas, que influenciaram no desejo por reformas politicas e econômicas. Os ideais de LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE acabaram estampados nas cores da bandeira e fazem parte do hino da França.
  • Gastos com guerras, arrasaram a economia, como por exemplo a derrota na Guerra dos Sete Anos, contra a Inglaterra e o apoio financeiro na Guerra de Independência dos Estados Unidos.
  • Não havia mobilidade social, e a posição social dependia do nascimento.
  • A burguesia se sentia prejudicada pela intervenção do Estado na economia (MERCANTILISMO).
  • Luís XVI reinava com poderes ilimitados e de origem divina (MONARQUIA ABSOLUTISTA)
  • Uma grave seca agravou ainda mais a fome e a miséria. Houve escassez de alimentos, o que aumentou ainda mais a revolta da população.
         Consequências 
  • Foi um conjunto de eventos que, de 1789 a 1799, alterou o quadro político, econômico e social da França.
  • Antes da revolução a França era caracterizada pelo Antigo Regime, ou seja, o absolutismo monárquico, o mercantilismo e a sociedade estamental.
  • A revolução rompeu com o antigo regime, que dominava a Europa desde o século XV. Tornou-se, assim, um importante marco histórico, iniciando a IDADE CONTEMPORÂNEA.
  • A Revolução Francesa inspirou reformas em outros países, além de ter influenciado a independência das colônias espanholas e na proclamação da independência do Brasil.
  • Apesar de ser considerada uma REVOLUÇÃO BURGUESA, houve forte participação popular.
  • Representou o momento em que a burguesia, que já possuía o poder econômico, atinge o PODER POLÍTICO.                                                                                                                                                                                                                                                                         Introdução


A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo REGIME. Nessa época a França estava dividida em três Estados. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial.   Os impostos eram pagos somente por esse segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos.

A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.


·        





Terceiro Estado carregando o Primeiro e Segundo
Clero e Nobreza "esmagando" o Povo.
                                              

















Luis XVI



A imagem acima circulou na França durante momentos de radicalização do processo revolucionário (1792-1794). Era acompanhado pela seguinte legenda: "Matéria de reflexão para os charlatões coroados: que um sangue impuro regue os nossos campos"











Nenhum comentário:

Postar um comentário