Blog

Blog do Professor Leonardo de David

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Afinal, quem derrotou a Alemanha? EUA ou URSS?

Enquanto o Capitão América desfere um soco de direita em Hitler, Stalin, prefere usar a esquerda.

No dia 22 de junho de 1941 a Alemanha nazista lançou a Operação Barbarossa, invadindo a União Soviética e, quebrando assim, o Pacto  Molotov, um tratado de não-agressão entre os dois países. Stalin mesmo tendo sido avisado sobre a possível invasão Alemã, decidiu ignora-la, confiando no referido pacto.
A URSS enfrentou praticamente sozinha a Alemanha durante a maior parte da 2º Guerra Mundial, do dia 22 junho de 1941 (inicio da Operação Barbarrosa), até o dia 6 de junho de 1944, data da invasão da Normandia pelas tropas aliadas (Overlord ou Dia D), foram anos difíceis para a URSS.

Inúmeras vezes Stalin pediu para que os Estados Unidos acelerassem o plano Overlord (Dia D), criando uma segunda frente de batalha na Europa, porém, as forças aliadas adiaram pelo maior tempo possível a invasão da Normandia, já que desejavam uma União Soviética enfraquecida no pós-guerra. Isso resultou em grandes perdas humanas para a URSS. Estima-se em 23 milhões o número de baixas de baixas soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi a nação que mais perdeu. Em segundo lugar vem a China, com 20 milhões. Os EUA perderam meio milhão.
80% das forças nazistas foram destruídas pela URSS. Quem conquistou Berlim foi Stalin.
A URSS criou duas linhas de defesa 4x maiores que a Linha Marginot, depois de repelir a Operação Barbarossa, para manter os soldados nazistas presos no frio e cortar a logística alemã.

Filmes que idolatram a participação americana na Segunda Guerra Mundial:


Nenhum comentário:

Postar um comentário