1) (Ufpe) "Já se afirmou ser a Pré-História uma
continuação da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica
e o progresso da cultura".
Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é
incorreta?
a) Várias ciências auxiliam o estudo, como a Antropologia, a
Arqueologia e a Química.
b) A Pré-História pode ser dividida em Paleolítico e
Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de
grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e
zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico
diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da
pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os
Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de
Neanderthal.
2) (FUVEST 2011) A passagem do modo de vida caçador-coletor
para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi
causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é
correto afirmar que:
a) no início da domesticação, a espécie humana descobriu
como induzir mutações nas plantas para obter sementes com características
desejáveis.
b) a produção de excedentes agrícolas permitiu a paulatina
regressão do trabalho, ou seja, a diminuição das intervenções humanas no meio
natural com fins produtivos.
c) a grande concentração de plantas cultivadas em um único
lugar aumentou a quantidade de alimentos, o que prejudicou o processo de
sedentarização das populações.
d) no processo de domesticação, sementes com características
desejáveis pelos seres humanos foram escolhidas para serem plantadas, num
processo de seleção artificial.
e) a chamada Revolução Neolítica permitiu o desenvolvimento
da agricultura e do pastoreio, garantindo a eliminação progressiva de relações
sociais escravistas.
3) (Fuvest) Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso
intensivo pelo homem - pode-se afirmar que:
a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da
escrita.
b) ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se
difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, à partir desta para a América.
c) como tantas outras invenções teve origem na China, donde
se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito
e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).
e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de
animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior
progresso material do homem.
4) (FUVEST 2012) Há cerca de 2000 anos, os sítios
superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por
conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao
mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no
Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas
estruturas de habitações.
André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história
do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 49. Adaptado.
O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da
cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso
se deve ao fato de que a agricultura
a) favoreceu a ampliação das trocas comerciais com povos
andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram
aos povos guarani.
b) possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem
sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação
de recipientes para guardá-los.
c) proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que
conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e
ossos na elaboração de armas e ferramentas.
d) difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de
Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais
a desenvolver o cultivo de alimentos.
e) era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam
nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influências
culturais de povos residentes fora da América.
5) FGV-SP)
A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre
10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a
humanidade. Entre essas, poderíamos citar:
a) o aparecimento da linguagem falada;
b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o
aparecimento da agricultura e do pastoreio;
c) o aparecimento da magia e da arte;
d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a
Europa Central e Ocidental;
e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a
agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.
A
pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus
durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre
seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada
pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente
extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o
período colonial.
7) (Ufpel 2006)
Texto 1
"Em todo o mundo, a leste e a oeste, as populações
começaram a trocar a dependência às hordas de grandes animais "muitas das
quais em rápido declínio" pela exploração de animais menores e de plantas.
[...] Onde as condições fossem particularmente adequadas [...], as peças do
quebra-cabeça da domesticação se acomodaram e os coletores transformaram-se em
agricultores." CROSBY, Alfred W. "Imperialismo ecológico".
São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Texto 2
"Os historiadores acostumaram-se a separar a coleta
e a agricultura como se fossem duas etapas da evolução humana bastante
diferentes e a supor que a passagem de uma à outra tivesse sido uma mudança
repentina e revolucionária. Hoje, contudo, admite-se que essa transição
aconteceu de maneira gradual e combinada. Da etapa em que o homem era
inteiramente um caçador-coletor passou-se para outra em que começava a executar
atividades de cultivo de plantas silvestres [...] e de manipulação dos animais
[...]. Mas tudo isso era feito como uma atividade complementar da coleta e da
caça."
In: VICENTINO, Cláudio. História para o ensino médio:
história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005.
Os textos analisam
a) o final do Período Neolítico e se posicionam de forma
convergente quanto ao papel revolucionário desempenhado pela agricultura e pela
domesticação dos animais.
b) o início do Período Neolítico e divergem entre si a
respeito da existência da Revolução Neolítica, pois enquanto um indica uma
transformação radical, o outro destaca a simultaneidade da caça, coleta e
agricultura.
c) o início do Paleolítico Inferior e são contraditórios
entre si, no que se relaciona aos efeitos da agricultura, dentre eles a
sedentarização humana.
d) o final do Paleolítico Superior, no momento em que
ocorreu a Revolução Agrícola, ambos afirmando que a caça e a coleta foram
suprimidas pela agricultura.
e) a Transição Mesolítica, e concordam que, com o cultivo
das plantas e a criação de animais, ocorreu a suspensão das atividades de caça
e coleta, provocando a Revolução Neolítica.
8)
(ENEM 1998) O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi
apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração,
que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.
Após observar o material fornecido pelo professor, os
alunos emitiram várias opiniões, a saber:
I- os macacos antropóides (orangotango, gorila e
chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem.
II- alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropóides.
III- na história evolutiva, os homens e os macacos antropóides tiveram um
ancestral comum.
IV- não existe relação de parentesco genético entre macacos antropóides e
homens.
Analisando a árvore filogenética, você pode concluir que:
a) todas as afirmativas estão corretas.
b) apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d) apenas a afirmativa II está correta.
e) apenas a afirmativa IV está correta.
9) (ENEM)
Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de
anos (4,5 x10*9 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram
a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu
com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o
começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de
máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente,
foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!
O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de:
(A) 365 anos
(B) 460 anos
(C) 900 anos
(D) 10 000 anos
(E) 460 000 anos
Gabarito